quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Serra do Rio do Rastro e Serra da Canastra Parte 1

               Boa noite amigos do blog, primeiro peço desculpas por só postar minha localização durante minha viagem toda. Com o advento da compra de minha filmadora, perdi muito tempo em baixar vídeos da filmadora para o Hd externo e quando terminava já estava “mortim.”
                Sai de Fortal dia 8 de outubro às 5:30hs/am com o tempo ótimo. Meu destino? Feira de Santana na Bahia, a 1150km de distância. Muitos quilômetros para percorrer no primeiro dia de viagem solo, não parei, nem perdi tempo com nada que não fosse mijar, abastecer e comer pouco.
                Porém por volta das 11:30hs, logo após abastecer em Salgueiro-PE (uns 15km depois) sinto a mala esquerda meio mole, paro a moto e logo torço o nariz, não é que o suporte lateral tinha quebrado. Passei um durepox e o enrolei com silver tape que trazia na minha mala de ferramentas e dei meia volta em direção a Salgueiro. Conseguir um soldador que não estivesse no horário da sesta foi uma luta. Mas achei um  que mesmo a contra gosto foi fazer minha solda. Terminado o serviço puxei 20 reais e apontei em sua direção já dizendo “ meu amigo, muito obrigado isso paga seu serviço?” e ele : Não! Logo pensei esse “fie duma égua vai me extorquir em pleno sertão pernambucano. Mas que nada, depois do não que me levou a pensar sandices ele logo falou : É muito moço, 10 paga.

A Primeira Solda/ Salgueiro-PE / Notem a Moto ainda limpinha 


                Segui ligeiro porque já me sentia meio atrasado e já com uma certa convicção que não alcançaria o destino traçado. Mas, as coisas foram caminhando até que beirando as 18hs cheguei em Feira. Tinha a recomendação de uma hospedagem dada pelo amigo Luiz Almeida, a pousada Cavalo Dourado que ficava a margem da pista e era boa. Para minha surpresa ela tinha outro nome e foi toda reformada. Atravessei a BR para fazer minha 1ª refeição descente e se quer pedi uma cerveja, embora a vontade fosse igual a uma coceira grande, mas estava tomando antibiótico por conta de uma sinusite. Comi e sai quase calado, achei o ambiente meio estranho.

                                                    A Cavalo Dourado Agora é Avenida     

                    
                                                          O Pedágio na 116  - R$ 1,70

                Fui seguindo por Vitoria da Conquista, Gov. Valadares, Itabuna, BH, sem maiores problemas, a não ser o volume imenso de caminhões enormes na BR381 ( rodovia deve ser evitada por quem não tem paciência ou motor). Sustos? Não os tive neste trecho só um e outro caminhão me forçando a ir ao acostamento, mas isso para quem já viaja de moto é quase como dar seta. Chego sempre por volta de 17hs nas cidades, o que me dá tempo para procurar pousadas com mais calma. Tento ver através das redes sociais onde estão Pablo e Alek, que saíram uma semana antes de mim, como eles iriam a outros lugares e parando mais, talvez os alcançasse. Mas toda vez que olhava eles pareciam bem distantes.
                Sigo pela Fernão Dias, autopista bem chata, e sinceramente quando vi alguns acidentes, inclusive com um BMW 1200, fico me perguntando como alguém pode se acidentar numa pista dessa? Sim ela é chata de tão boa que é rsrsrsrs. Mantenho meus 140km/h de praxe e com a motoca fazendo 22km/l a viagem rende que é uma beleza. Doido para entrar para o interior mineiro e me livrar daquele tédio procuro um dia antes na internet algum encontro ou cidade por perto para visitar. Bingo! Achei os dois uma cidade bonita e com encontro de moto no interior de Minas, a bela Boa Esperança. Passo um Whatsapp para o coordenador do evento e nada....e-mail e nada.... Sem resposta resolvo ir mesmo assim, sabendo que talvez fosse difícil hospedagem, mas pensei que lá resolveria. Que nada a cidade estava lotada e ainda tinham 2 casórios na cidade, ai já viram..... hotéis, pousadas e  acho que até o banco da praça já tinha dono para pernoite. Putz! Lá na minha terra os organizadores recepcionam quem vem de fora na estrada e coisa e tal.......


                                         Chegando em Boa Esperança-MG / Cidade Bonita

                O fato é que já era 17:30hs e teria que sair dali e arranjar um lugar para dormir no interior de minas. Quando estava indo vi várias pousadas do tipo fazenda e resolvi parar e tentar ficar por lá, mas estava tudo cheio ou não queriam dar pouso para um “ motoqueiro” ( ainda temos um estigma forte de arruaceiros e outras coisas e a noite tudo fica pior rsrsrs)
                Foi quando vi um cara de uma XT660 a minha frente, provavelmente voltando do encontro, o que era bom pois se fazia bate volta conhecia a região. Encosto e faço sinal para ele parar o que ele faz percebendo que eu era de fora e logo ao eu expor minha aflição me sugere ir a Varginha-MG que com certeza encontraria pousada por tratar-se de uma cidade bem maior e disse que me acompanharia até a entrada de sua cidade ( Entre Rios de Minas) e de lá me apontaria o caminho para Varginha. Dormi bem em Varginha esse dia. Não vi ETs nem afins. Já podendo beber e coincidentemente me deparo com um recepcionista de hotel motociclista que vendo da distancia de onde vinha me ofereceu logo 2 cervas de cortesia.....


                Faço contato com Pablo e este me convence a vir a Sorocaba me despedir dos amigos Augusto Rocha e Abílio Manga que estavam de partida a Ushuaia ( viagem que quero fazer antes ou depois de Cartagena). Mesmo sem GPS e por uma lufada de sorte, daquelas de ventos do deserto Argentino não errei uma só saída para Sorocaba e cheguei feliz e sem aborrecimentos (de me perder não, mas saber que estou errado me deixa indignado) na casa do amigo Manga. A principio tinha programado dormir em uma pousada, sabe mesmo com o advento de conhecer muita gente não me sinto bem em ficar na casa dos amigos. Mas desta feita não teve jeito Manga já me recebeu com a toalha, sabonete e suíte pronta.....Aliás o casal Manga e Maria já são conhecidos por receber bem, o que ficou por mim comprovado na pele.



                Desta vez não estou mais sozinho, comigo seguem Pablo e Graça em uma Vstrom 1000 e Alek e Fernanda em uma NC750  ambos amigos de Fortaleza, nosso destino? Conhecer a caverna do diabo. A caverna do Diabo fica em Eldorado –SP e é a maior caverna paulista e com 6500mts é a segunda maior do Brasil. Embora o nome seja estranho no  seu interior parece que estamos dentro de verdadeiras igrejas barrocas. A caverna nos foi sugerida pelo amigo Luiz que fora lá nos seu tempo de milico. Viajar com amigos é muito bom!!!












                Dormimos em Eldorado depois de noite animada ao som de viola sertaneja que só terminou por conta da fadiga de uma das cordas do violão do caipira cantadô.



 Na manhã seguinte Curitiba. Ficamos em bom hotel graças ao Booking. Comemos bem e na manhã seguinte ainda estava vendo se o tempo ainda estava ruim pelo sul as noticias de Pablo e dos amigos de Alek  não eram das melhores,  mas resolvo ir para Urubici-SC e se tivesse muito ruim o tempo daria meia volta......( claro que dizia isso só para kat , meus pais e amigos. Baixinho na minha cabeça esse ponto já havia sido fechado a tempo).
                Sigo pela Br 101 por conta de uma interdição na Br116 logo depois que saio começa uma chuva fina, mas resolvo não colocar meu impermeável pois não via nenhum carro com limpador ligado no contra fluxo. A chuva só veio dás as caras lá na subida da serra de Urubici-SC e veio acompanhada da maior neblina que já passei(veja no vídeo resumido da viagem). Tinha levado para esses casos um pisca-pisca de bicicleta que coloquei na traseira da moto de modo a imitar uma luz de neblina que fica colocada na traseira de alguns carros. Segundo um caminhoneiro que encontrei em um posto para tomar um café ele me disse que funcionou; Embora preferisse que a luz fosse vermelha e não branca como coloquei. Liguei o pisca alerta em certo ponto crítico já pedindo que o céu melhorasse um pouco e procurando um posto ou casa para me abrigar, mas não via nada só o brancão. Sem ultrapassar ninguém chego a Urubici-SC.  A cidade de Urubici tem tudo para se tornar uma Gramado e merece ser visitada, inclusive com a família.
                Na pousada que fiquei indicada pelo Booking e avalizada pelo Pablo era barata, mas logo percebi que não era a que Pablo e Graça falavam não. Casa simples de madeira que um casal resolveu  transformar casa em pousada e fica afastada do centro. Eu era seu único hóspede, recebi atenção especial dos donos e logo a pousada ficou bem mais bonita. O café é bom. Pedi a dona para deixar minhas malas lá na manhã que antecedeu minha visita a serra do rio do rastro, ela me cobrou um extra e a pousada “enfeiou” de novo rsrsrs. Para minha alegria o dia amanheceu sem chuva o que não acontecia há uma semana, sem dúvida um sorte.
                A Serra do Rio do Rastro é sim tudo que falam e são 284 curvas de uma estrada fantástica que deve sim ser feita por todo motociclista. Mas seu ponto mais interessante fica por conta dos 7km de pista de concreto que fica próximo ao seu mirante, lá sim as curvas parecem uns cotovelos e os caminhões só podem vencê-las em dois tempos um deles com uma providencial rezinha. Vez por outra um entala...

                                    Imagens Gravadas com Iphone ( no vídeo resumido tem mais alguns)



      Se tem Caminhão ou ônibus na frente, não fique colado porque ele vai ter que dar ré para fazer a curva

Nenhum comentário: